Dia Mundial da Segurança do Paciente

09/16/2019

A Bene Rio Preto comemora no dia 17 de setembro o Dia Mundial da Segurança do Paciente, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é mobilizar pacientes, profissionais de saúde, formuladores de políticas, pesquisadores, redes profissionais e o setor de saúde para defender a segurança do paciente.

A celebração da data envolve um convite para que o Brasil some esforços na luta pelo reconhecimento da importância da segurança do paciente como uma prioridade da saúde. A saúde do paciente constitui um dos componentes mais importantes da qualidade da assistência.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que desenvolve ações nacionais voltadas para a segurança do paciente em serviços de saúde, se une à iniciativa da OMS, comemorando esta importante data. 

 

A Bene está diariamente aprofundando seus estudos e práticas para a diminuição ou eliminação de riscos na assistência em saúde que podem causar danos ao paciente.

A Segurança do Paciente na Bene Rio Preto envolve ações promovidas pela instituição e ensino para reduzir, ao mínimo, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.

Na Bene, são seguidas e aplicadas as metas para a segurança do paciente baseadas nas metas internacionais da OMS. As ações que tratam sob a segurança do paciente estão sob a responsabilidade de todos os profissionais envolvidos no cuidado e são coordenadas pelo Núcleo da qualidade e Segurança do Paciente.

Como você pode melhorar a segurança do paciente?

Se você é um paciente:

  • Envolva-se ativamente no seu próprio cuidado!

  • É bom fazer perguntas! Cuidados de saúde seguros começam com uma boa comunicação.

  • Certifique-se de fornecer informações precisas aos profissionais de saúde sobre seu histórico de saúde.

  • Se você é um profissional de saúde ou líder de serviços de saúde:

  • Envolva os pacientes como parceiros em seus cuidados.

  • Trabalhem juntos pela segurança do paciente.

  • Garanta o desenvolvimento profissional contínuo para melhorar suas habilidades e conhecimentos em segurança do paciente.

  • Crie uma cultura de segurança aberta e transparente.

  • Notifique à Anvisa e investigue os eventos adversos que ocorreram no seu serviço de saúde. Aprenda com as falhas!

#17desetembro, #diamundialdasegurancadopaciente e #eulutopelasegurancadopaciente.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags