Bene Rio Preto recebe prêmio nacional de “Amigo do Meio Ambiente”

O hospital foi premiado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por projeto de gerenciamento de resíduos que propõem a reciclagem de frascos de soro fisiológico

 

O Hospital Beneficência Portuguesa de Rio Preto recebeu, nesta semana, durante o XII Seminário Hospitais Saudáveis - SHS2019, realizado no dia 11 de novembro, no Grande Auditório do Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, o Prêmio “Amigo do Meio Ambiente”, concedido anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo às organizações de saúde que se destacaram por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade.

Este ano, concorreram 146 projetos de 10 estados brasileiros, abordando as mais diversas iniciativas ambientais em organizações de saúde públicas e privadas, as quais, com seu esforço, fazem a diferença para tornar o setor de saúde mais sustentável.

Este reconhecimento é mérito de uma iniciativa do gestor de resíduos da Bene Rio Preto, Sulivan Beggiora, que idealizou o projeto de reciclar os frascos de soro fisiológicos, em 2016, e, com o apoio da Instituição, criou em seu setor uma comissão de gerenciamento funcional de resíduos gerados pela instituição.

“Pensando em questões ambientais, o projeto foi estudado com a intenção de aumentar a proporção de resíduos comuns, que são enviados para reciclagem, e reduzir, assim, a quantidade de resíduos nos aterros sanitários”, afirma.

Sulivan explica também que no gerenciamento de resíduos de serviço de saúde, somente as embalagens vazias de produtos químicos sem periculosidade podem ser encaminhadas para processos de reciclagem. Sendo assim, todos os frascos de soro fisiológico do hospital, não contaminados com outros produtos, podem ser recicláveis.

 

RESULTADO

Desde o início do projeto já foram reciclados 25.193kg de frascos de soro fisiológico, trazendo um benefício ao meio ambiente, já que esse material seria descartado como resíduo comum, nos aterros do município.

Cada quilo dos frascos reciclados vale R$0,80. Sendo assim, a iniciativa já arrecadou um total de R$ 20.154,40 para o hospital, todo esse valor foi revertido, ao longo desses anos, para causas ambientais.

É um dos pilares da Bene Rio Preto valorizar e apoiar iniciativas de preservação ambiental. A administradora do hospital, Marilene Marques, acredita que cabe ao setor da saúde dar o exemplo para a sociedade quanto aos aspectos de proteção à saúde pública e ambiental.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags