Coronavírus: conheça as ações da Bene Rio Preto e o novo protocolo de atendimento e visitas

São José do Rio Preto, 18 de março de 2020 - Desde o início da epidemia de COVID-19, na China, a Beneficência Portuguesa de Rio Preto vem se preparando para receber e tratar pacientes suspeitos e contaminados pelo vírus de acordo com as regras determinadas pelo Ministério da Saúde e repassadas por meio da Vigilância Epidemiológica.

 

TREINAMENTOS – O plano de contingência foi traçado em janeiro e, já na primeira semana de fevereiro, CCHI (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) treinou os profissionais de saúde de todos os ambientes hospitalares (emergência, internação, centro cirúrgicos e UTIs) sobre o protocolo de atendimento e identificação dos suspeitos do Covid-19.

 

AÇÕES EDUCATIVAS - Ações educativas também foram implantadas na Emergência da Bene Rio Preto com comunicação de orientação sobre prevenção, sintomas e formas de transmissão para os pacientes.

 

UNIDADE DE REFERÊNCIA RESPIRATÓRIA - Nesta nova fase, o plano de contingência da doença traçado pela instituição designou uma ala para Unidade de Referência Respiratória para garantir o atendimento de excelência, identificação rápida dos portadores do Covid-19 e a máxima segurança a pacientes e seus familiares. 

 

ATENDIMENTO E DIAGNÓSTICO – O protocolo para atendimento na Bene Rio Preto começa já triagem dos pacientes que, em caso de sintomas da infecção causada pelo Coronavírus ou outras doenças infectocontagiosas, como gripes, são encaminhados diretamente à Unidade de Referência Respiratória. A unidade terá entrada privativa.

 

Após sua identificação, o paciente receberá a determinação para o uso de máscara e higienização das mãos com álcool gel. Ele será atendido pela equipe de profissionais adequadamente protegida pelos equipamentos de EPI, como máscara, óculos e luva.

 

Caso o paciente se encaixe na definição de casos suspeitos – com sintomas respiratórios e histórico de viagem a países onde há epidemia ou contato com alguém dessas localidades, a Bene Rio Preto fará a notificação à Secretaria de Saúde de Rio Preto.

 

Dependendo de sua condição clínica, ele pode ou não ficar internado. Se a hospitalização for necessária, o hospital já alocou dois setores (1 e 4) exclusivamente para o atendimento a esses pacientes, com proteção para isolamento. Estes setores podem ter seus leitos ampliados conforme a demanda de internação.

 

Pacientes graves, que exijam cuidados de tratamento intensivo, serão direcionados à UTI dedicada somente ao tratamento do Coronavírus.

 

APOIO AOS MÉDICOSO Hospital contará com computadores com link direto a Secretaria de Saúde de Rio Preto, onde funcionará a central de dúvidas e protocolos. Por meio do computador, poderão ser feitas conferências com a equipe de apoio da prefeitura.

 

RESTRIÇÕES - Entre as medidas para conter o avanço da doença está a restrição às visitas. A determinação é a seguinte:

 

Visita à UTI – apenas 1 pessoa por paciente, das 11h às 11h15.

Apartamentos – 2 pessoas por paciente, das 15h às 17h.

Ala Normal/Coletivo – 1 pessoa por paciente, das 18h às 19h.

UTI Neonatal e PET – 1 paciente por paciente, das 15h às 15h30.

Os horários foram determinados para evitar aglomeração nas visitas.

 

MONITORAMENTO – O CCHI da Bene Rio Preto também manterá uma rotina de monitoramento e evolução dos casos, além de avaliar as medidas que serão necessárias ao longo da epidemia. Todas as novas medidas serão informadas ao Corpo Clínico, prestadores de serviços de saúde e administrativos e aos nossos colaboradores.  

 

FUNCIONAMENTO DO HOSPITAL – Neste momento, o hospital mantém sua rotina de cirurgias eletivas e atendimento na Emergência Geral, com a certeza de que estará oferecendo a seus pacientes o melhor atendimento e segurança.

Colaboradores – Todas as férias dos colaboradores foram suspensas. A Medicina do Trabalho ficará responsável pelas ações de treinamentos dos colaboradores sobre a Covid-19, alertando para os protocolos, medidas de segurança pessoal e de seus familiares.

 

DÚVIDAS?

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto irá implementar um telefone gratuito e exclusivo para atendimento de dúvidas sobre o coronavírus (COVID-19). A ação, que faz parte do plano de contingência elaborado pelo município, será feita em parceria com os convênios privados de saúde, como o Bensaúde.

 

 

 

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