Dia Mundial da Obesidade: um problema preocupante em saúde pública

📌A obesidade tem afetado milhares de pessoas no mundo inteiro e se tornou um problema preocupante em saúde pública. Por isso, hoje, no Dia Mundial da Obesidade, precisamos chamar 🚨atenção para os perigos dessa condição para a saúde e bem-estar dos indivíduos, bem como para o aumento da 📈prevalência da obesidade nas populações.



🔎Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/2019) apontam que, atualmente, no Brasil, 60,3% dos adultos apresentam excesso de peso, o equivalente a 96 milhões de pessoas. A maior prevalência maior é no público feminino (62,6%). A condição de obesidade, que engloba parte dos indivíduos com excesso de peso, já atinge 25,9% da população – cerca de 41,2 milhões de adultos, também com distribuição maior em 👩🏻mulheres (29,5%) do que em 👨🏻homens (21,8%).


O problema do excesso de peso tem afetado também os mais 👦🏻jovens. Entre as crianças atendidas na Atenção Primária, em 2019, 14,8% dos menores de 5 anos e 28,1% das crianças entre 5 e 9 anos tinham excesso de peso, e dessas, 7% e 13,2% apresentavam obesidade, respectivamente. Quanto aos adolescentes acompanhados, em 2019, cerca de 28% e 9,7% apresentavam excesso de peso e obesidade, respectivamente.


🍎Muitos fatores estão identificados como causas da obesidade, como genéticos, individuais/comportamentais e ambientais, nos entanto, a alimentação tem um dos papéis mais importantes no processo de aumento de peso da população e, nos últimos anos, observou-se mudanças significativas no padrão de consumo de alimentos da população, com diminuição da participação de alimentos in natura e minimamente processados, como arroz e feijão, ao mesmo tempo em que os alimentos ultraprocessados estão cada vez mais presentes na alimentação dos brasileiros.


📌Para prevenir a obesidade e todos os prejuízos na saúde, adote e mantenha hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de atividade física.


📌Para saber se o seu Índice de Massa Corpórea (IMC) está em dias faça o cálculo de acordo com a fórmula: IMC = peso/ (altura x altura). Em adultos, pode predizer o diagnóstico de obesidade, segundo a classificação: Peso normal: IMC entre 18,5 e 24,9 kg/m2; Sobrepeso: IMC entre 25 e 29,9 kg/m2; Obesidade: IMC maior ou igual a 30 kg/m2.


🔎Fonte: Ministério da Saúde

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square